Por diversas vezes meus alunos já me ouviram dizer que uma das pessoas mais bondosas que tive a oportunidade de conhecer em toda minha vida foi meu falecido Mestre Kawai Sensei, e ao meditar sobre isso me ocorreu algo que gostaria de compartilhar não apenas com o público Aikidoísta, mas com todos que tem ou que pelo menos alegam buscar a prática do amor:

Kawai Sensei formou alguns milhares de Aikidocas em quase meio século que dedicou sua vida ao ensino e divulgação do AIKIDO, foi sempre exigente, mas algo que ninguém pode negar é o amor que ele tinha por todos e pelo que fazia. Muitas vezes ouvimos “teorias” sobre amor ao próximo que na imensa maioria das vezes não se manifesta na prática (é só da boca para fora), mas o Sensei personificou o sentido mais verdadeiro do AI em sua vida, que é a Harmonia que se alcança ao praticar o verdadeiro AIKIDO, a prática do amor.

No Aikido aprendemos que a Verdadeira vitória é MASAKATSU WAGATSU, “a vitória sobre si mesmo” , é muito fácil machucar o outro, “arrebentar o braço ou o ombro do outro”, mas isso é ser forte? Quantas vezes vi Kawai Sensei ser violentamente agredido e em vez de “machucar” seu agressor ele simplesmente o imobilizava e sorria.

Já vi tantos “criticarem” o Aikido sem nem mesmo conhecê-lo, mas isso não é JULGAR???? Parece que sim!!!!!

As amizades iniciadas no Aikido são verdadeiras e via de regra mantem-se anos, e o principal é que “não se limitam à área do Tatame” e/ou aos “horários de aula” caso contrário todos estariam praticando uma mentira. Quando dizemos que somos uma família no Aikido é a mais pura verdade, aprendi isso com o Sensei e ele por sua vez aprendeu com seu mestre e eu ensino à meus alunos.

Na minha opinião Reishin Kawai Shihan foi um dos maiores LÍDERES que conheci (se não o maior), pois ensinou à todos sobre: Amizade, Companheirismo, Fidelidade, Auxílio ao próximo, mas principalmente sobre o verdadeiro amor ao próximo.

Minha profunda gratidão à memória Grandiosa de Kawai Sensei por haver trazido ao Brasil essa importante ferramenta de prática de amor presenteada por Deus à humanidade, o AIKIDO.