Aikido, uma arte marcial moderna

Morihei Ueshiba projetando um aluno

O que é Aikido?


O Aikido é uma arte marcial japonesa desenvolvida pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), ao longo das décadas de 1930 à 1960, sendo criado através da fusão das técnicas do Daito-Ryu Aiki-jujutsu (uma antiga arte marcial japonesa) e a filosofia de uma das novas religiões japonesas do começo do séc. 20, a Omoto-kyo. Morihei Ueshiba, também conhecido como “O Sensei” (grande mestre), adaptou as técnicas do Daito-Ryu para que se adequassem ao princípio da não-violência propagado pela Omoto, dando origem assim ao Aikido.

O que significa a palavra Aikido?


A palavra Aikido é escrita em japonês como 合気道:

  • AI (合): harmonia, união, amor
  • KI (気): energia universal
  • DO (道): caminho

e pode ser traduzido como: “caminho da harmonização com a energia universal”.

Quem pode treinar Aikido?


Embora o Aikido seja uma atividade física, os movimentos realizados nesta arte devem ser confortáveis e totalmente naturais, e um dos príncipios básicos é não usar força para aplicar as técnicas. Já que a força física não é algo essencial para a técnica e os movimentos são pautados na naturalidade, crianças, mulheres, idosos e até deficientes físicos (fazendo-se as devidas adaptações) podem treinar.

Se você tem dúvidas sobre sua capacidade de praticar esta arte marcial, nos faça uma visita e consulte algum dos nossos instrutores!

Quais os benefícios da prática do Aikido?


Sendo uma atividade física o Aikido possui os mesmos benefícios de qualquer atividade física, melhorando a saúde e a disposição dos seus praticantes, mas isso não é tudo. O Aikido nos ensina como mover os nossos corpos de forma natural, aprendendo a ter uma boa postura, a relaxar genuinamente e liberar a tensão e o stress acumulados.

O Aikido nos faz reaprender aquilo que as crianças nascem sabendo, e que acabam por esqueçer durante seu crescimento: como agir naturalmente e como manter nosso “centro”! No longo prazo, a prática do Aikido não só irá melhorar seu condicionamento físico, postura e capacidade respiratória, mas também trará efeitos benéficos para o seu bem-estar. Alguns chamam o Aikido de meditação em movimento.

Como são as técnicas de Aikido?


As técnicas de Aikido envolvem torções e chaves para controlar o atacante e imobilizá-lo, além de projeções para lançar o atacante para longe. Como uma verdadeira arte marcial, e ao contrário de esportes, o Aikido não possui regras (i.e. proibindo socos, etc), portanto socos, chutes, ou qualquer outro artifício são todos permitidos. Dito isso, o treino não está focado nesses aspectos e sim em como se defender e controlar o atacante machucando-o o mínimo possível no processo.

Muitas das técnicas do Aikido possuem origem no Kenjutsu (arte da espada), e imaginar que se está empunhando uma katana (espada japonesa) é uma das formas de motivar certos detalhes técnicos desta arte marcial. No nosso dojo são realizados treinos regulares de arma, incluindo bastão (jo) e espada (bokken).

O vídeo abaixo é uma demonstração de algumas técnicas de Aikido, realizadas por um mestre nesta arte marcial.

Como é um treino de Aikido?


No ínicio do treino se costuma realizar um breve alongamento/aquecimento, após isso o instrutor irá demonstrar algumas técnicas de sua escolha, e depois de cada demonstração duplas de alunos são formadas (pelos próprios alunos) e cada dupla busca realizar a técnica que foi demonstrada de acordo com o seu entendimento da mesma. Durante o treino, os membros de uma dupla revezam entre o papel do atacante (uke) e o papel do defensor (nage), onde é sempre o nage que aplica a técnica e o uke a recebe. Não existe competição alguma entre os alunos, existe sim uma cooperação para o aprendizado mútuo.